quinta-feira, 21 de abril de 2011

CAMISA 09: Horizonte Futebol Clube (CE)




Minha 9º camisa é do Horizonte Futebol Clube, o Galo do Tabuleiro, clube, até então, desconhecido até mesmo do cenário futebolístico cearense. Quando adquiri essa camisa, o clube disputava a 2ª Divisão do Campeonato Cearense, tendo ascendido da 3ª Divisão à apenas dois anos. A história dessa camisa é até engraçada, quando ainda residia em Sobral, fui, juntamente com o grande amigo Gaspar, à um jogo do Guarany de Sobral contra o Horizonte e lá chegando sentamos junto à um grupo de torcedores do Galo, onde conversei durante toda a partida com um senhor que demostrava todo o seu fanatismo pela equipe. Descobri mais tarde que era o então vice-prefeito do município! Na saída, abordei um outro torcedor que vestia essa camisa e, após muita insistência, fiz-o vendê-la pra mim, obrigando a voltar os quase 270km entre Sobral e Horizonte, sem camisa.

Esse modelo é o away de 2005, fabricada pela extinta "M Sport", que na época fonecia para várias equipes do interior do Estado. Com essa camisa o Horizonte foi Vice-Campeão Cearense da 3ª Divisão em 2005, conquistando assim o acesso à 2ª Divisão, onde seria campeão dois anos mais tardes.



HISTÓRIA

O Horizonte Futebol Clube nasceu em 1933 por iniciativa dos irmãos Horácio Domingos de Sousa e Joaquim Domingos Neto, junta à vários amigos na pequena localidade de Olho D’água do Venâncio, hoje município de Horizonte. No início, suas atividades se resumiam a partidas amistosas em campos de várzea desafiando as equipes das localidades vizinhas. As primeiras partidas eram realizadas em campos de areia.

A partir de 1989, com a instalação oficial do Município de Horizonte, passou-se a realizar o Campeonato Horizontino de Futebol. Logo o Horizonte Futebol Clube se destacou, sagrando-se tri-campeão nos anos 1989, 1990 e 1991, vencendo ainda os campeonatos de 1993, 1998, 2001, 2002 e 2004. Em 2001 e 2002, o Horizonte Futebol Clube foi também vice-campeão em certame promovido pela AFAC entre municípios cearenses.

Em 2004, veio a profissionalização, quando conquistou o vice-campeonato do Torneio Início da 3ª Divisão do Campeonato Cearense, promovido pela Federação Cearense de Futebol, chegando a disputar o quadrangular final que classificava duas equipes para a 2ª Divisão.

Em 2006, o acesso bateu na trave com a terceira colocação geral da competição, mas em 2007, a partir da adoção de uma postura profissional e contando com o forte apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte e dos patrocinadores, o Horizonte Futebol Clube conquistou o título de campeão da 2ª Divisão, ascendendo à elite do futebol cearense.

Em 2008 alcançou o objetivo de disputar a fase final do Campeonato Cearense de Futebol e terminou entre os três melhores da competição, conquistando também a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Série C, onde foi eliminado ainda na primeira fase.

Em 2010, a equipe fez uma boa campanha no Cearense 2010, acabando na 4ª colocação, e conquistando o inédito Título do Interior (que seria mais tarde chamada de Taça Padre Cícero), ao vencer o Guarany de Sobral por 7 a 0 e 5 a 2. Ainda em 2010, venceu a Copa Fares Lopes, derrotando o Icasa na final, e garantindo vaga para a Copa do Brasil 2011.

Em 2011, disputa a Copa do Brasil se destacando por ter eliminado equipes tradicionalmente mais fortes como o ASA e o tradicional Guarani, e por ter empatado com o Flamengo no Rio de Janeiro.


ESTÁDIO

Nos primeiros anos de vida a equipe mandava seus jogos no acanhado Clenilsão, com campo apertado e capacidade para apenas 3000 expectadores. Foi lá que a equipe conquistou os seguidos acessos até chegar à 1ª Divisão Cearense. Em 2009, com a inauguração do Estádio Domingão, a equipe passa a mandar seus jogos no novo estádio, mais confortável e com capacidade para 10500 torcedores.

Estádio Clenilsão

Estádio Domingão

Júnior Cearense, unanimidade em Horizonte
ÍDOLOS



Presente em grande parte da recente história do Horizonte, o polivalente Júnior Cearense, entre indas e vindas, tem se tornado um ícone da trajetória vitoriosa do Galo. Titular do Galo desde os tempos das divisões de acesso do Campeonato Cearense, notabiliza-se pela regularidade no meio-campo horizontino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade