sábado, 28 de maio de 2011

CAMISA 47: ABC Futebol Clube (RN)

 

Minha 47ª camisa foi mais um presente do meu "irmão" Bruno. Em uma visita à loja da Siker, marca cearense de presente destaque, inclusive em estados vizinhos, essa camisa do ABC estava na vitrine. Como o Bruno estava com vontade de fazer um estrago, e por ser loja da fábrica, o pedido mínimo deveria ser 4 peças. Ele esolheu as 3 dele e me mandou escolher uma pra mim. Acabei ficando com essa do ABC. Esse modelo é o "home", fabricada pela ERK, usada pela equipe no título de Campeão Brasileiro da Série C em 2010.


HISTÓRIA

No dia 29 de Junho de 1915, mais precisamente às 13 horas, jovens da elite potiguar reuniram-se na avenida Rio Branco, aos fundos do Teatro Carlos Gomes, hoje Alberto Maranhão, para decidir sobre a criação da primeira equipe de futebol do Rio Grande do Norte. A reunião para oficializar a fundação do clube ocorreu na residência do coronel Avelino Alves Freire - respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN.

A primeira providência do encontro foi a de escolher um nome para a agremiação que nascia. E, por sugestão do sócio - fundador José Potiguar Pinheiro, o primeiro clube do RN adotou o nome de ABC Futebol Clube, aprovado por unanimidade. O conjunto de letras ABC prestou uma justa homenagem ao pacto de amizade fraternal, amparado diplomaticamente pelos países Argentina, Brasil e Chile, que visava a cooperação mútua entre esses três países e fora sacramentada com a assinatura do Pacto do ABC, cujas letras fazem referência às iniciais dos três países.

Ainda ficou decidido, por proposta do filho do coronel Avelino Freire, João Emílio Freire, que as cores preto e branco seriam adotadas como oficias pelo clube a partir daquele momento.

Depois disso, foi a hora de eleger os homens que teriam a honra de participar da primeira diretoria do alvinegro. E ela foi assim composta: João Emílio Freire — presidente, José Potiguar Pinheiro — vice-presidente, Manoel Dantas Moura — 1º secretário, Solon Rufino Aranha — 2º secretário, Avelino Freire Filho — tesoureiro, e José dos Santos — diretor de esportes. Esses valorosos homens ficaram à frente do ABC, no período de 29 de junho 1915 a 3 de junho de 1916.

Uma curiosidade muito importante e que é interessante de ser destacada é o fato de que embora tenha sido fundado em 1915, o ABC Futebol Clube só adquiriu personalidade jurídica a partir de 13 de dezembro de 1927, quando a Liga de Futebol registrou seus estatutos. Todavia, o clube, assim como seus torcedores consideram o nascimento do mesmo no ano de 1915.


ESTÁDIO

Com capacidade para 18.000 torcedores, o Estádio Maria Lamas Farache, também conhecido como Frasqueirão, foi inaugurado no dia 22 de janeiro de 2006 em uma partida amistosa realizada entre ABC Futebol Clube e Alecrim Futebol Clube, tendo esta terminado em um empate por 1 x 1, com gols de Da Cunha para o Alecrim e Kel para o ABC. Todavia, o gol inaugural do estádio foi marcado pelo maior ídolo abcdista Alberí antes do jogo.

O estádio Frasqueirão, foi sem dúvidas um divisor de águas na história do clube. Inaugurado após cinco anos de obras, veio concretizar um sonho da torcida alvinegra: ter uma casa própria. A partir da sua construção o clube conseguiu dar uma reviravolta em pouco tempo. Mesmo não tendo conseguido participar de nenhuma divisão do campeonato brasileiro no ano de estreia do estádio, o clube do povo colecionou glórias nos anos que se seguiram.

Já no ano seguinte a inauguração ocorreu a vitória mais importante do ABC sobre seu maior rival, o América, por um placar de 5 a 2, levando à conquista do primeiro título abcdista no seu estádio. No final do mesmo ano a equipe conseguiu o acesso à Série B, a qual não disputava havia 6 anos. No outro ano o alvinegro potiguar conseguiu o bicampeonato estadual no Frasqueirão ao empatar em 2 a 2 com o Potiguar.

Estádio Frasqueirão


ÍDOLOS

Wallyson, maior reveleção alvinegra
Dentre os grande ídolos alvinegros, destaque para: Goleiros: Erivan, Hélio Show, Ribamar, Welligton / Zagueiros: Capitão Romildo, Edson, Gageiro / Laterais: Marinho Chagas, Nêgo, Nonato / Volantes: Cadinha, Dequinha, Maranhão, Ricardo Oliveira / Meias: Alberi, Cascata, Danilo Menezes, Dedé de Dora, Jorginho, Macunaíma, Marinho / Atacantes: Albano, Cabo João, Ivan, João Paulo, Odilon, Robgol, Sérgio Alves, Silva, Wallyson e Xixico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade