quinta-feira, 26 de maio de 2011

CAMISA 45: Paysandu Sport Club (PA)




A 45ª camisa da coleção é a do Paysandu Sport Club, o Papão da Curuzu. Adquiri a camisa através de uma leilão virtual no site da World Tênis. Esse modelo é o uniforme home, fabricado pela Lotto e que foi o usado pela equipe na temporada 2010/11.

A equipe paraense já foi campeão estadual 44 vezes, além de bicampeão do Campeonato Brasileiro da Série B (1991-2001), campeão da Copa Norte (2002) e campeão da Copa dos Campeões em 2002, o que lhe valeu no ano seguinte a tornar-se o único clube do Norte do país a participar da uma edição da Copa Libertadores da América.


HISTÓRIA

O Paysandu foi fundado no dia 2 de fevereiro de 1914 após um desentendimento com diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball (atual Federação Paraense de Futebol). A briga foi ocasionada pela não-anulação da partida Norte Club 1 x 1 Guarany, realizada em 15 de novembro de 1913, cujo resultado deu ao Grupo do Remo (atual Clube do Remo) o título de campeão paraense de futebol.

Naquele ano, o Norte Club realizava uma boa campanha e precisava vencer o Guarany para forçar uma partida extra com o Grupo do Remo. Após o empate em 1 a 1, os integrantes do Norte Club, inconformados, solicitaram à Liga Paraense de Foot-Ball a anulação da partida, devido a diversas irregularidades. Porém, a diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball julgou improcedente o recurso.

A decisão não agradou nem um pouco aos integrantes do Norte Club, que decidiram então criar um movimento, sob a liderança de Hugo Manoel de Abreu Leão, para a fundação de uma nova agremiação, mais forte, para poder enfrentar em igualdade de condições os seus adversários. Este movimento não agradava aos integrantes do Grupo do Remo, os quais tentaram persuadir Hugo Manoel a abandonar a idéia.

No dia 1º de fevereiro de 1914, o jornal "O Estado do Pará" fez a convocação para a reunião da fundação do novo clube. A convocação feita pelo jornal surtiu efeito, fazendo com que comparecessem à reunião 42 desportistas, muitos dos quais eram integrantes do Norte Club, além de outros de agremiações diferentes, como, por exemplo, do Internacional Sport Club, ou Recreativa.

A reunião foi iniciada às 20:15 horas de uma segunda-feira, 2 de fevereiro de 1914, na residência de Abelardo Leão Conduru, localizada à rua do Pariquis, n.º 22, entre as travessas Apinagés e São Matheus (atual Padre Eutíquio).

Por unanimidade, a assembleia escolheu Hugo Leão para presidir os trabalhos. Como líder do movimento, ele propôs a denominação de Paysandu Foot-Ball Club para a nova agremiação. O nome foi escolhido "como homenagem ao feito glorioso e heroico da Marinha de Guerra Brasileira ao transpor o Passo do Paysandú, na guerra contra o Paraguai".

A sugestão de Hugo Leão foi motivo de acirrado debates na assembleia, que logo se dividiu em duas alas: uma a favor e outra contrária, a qual propunha o nome de Team Negra Foot-Ball para a nova agremiação. Feita a votação, registrou-se a vitória da denominação de Paysandu Foot-Ball Club.

Escolhido o nome, a assembleia elegeu o primeiro presidente, Deodoro de Mendonça, que encabeçou a diretoria durante o ano de 1914. Foi escolhida ainda a comissão destinada a redigir os Estatutos do Clube, recaindo a escolha nos nomes de Deodoro de Mendonça, Eurico Amanajás e Arnaldo Morais.

No início da década de 1920 o Paysandu passou a ter hino oficial. A letra é do poeta José Simões, enquanto que a música foi feita pelo professor Manuel Luis de Paiva.

O primeiro time do Paysandu:Romariz; Bayma; Sylvio; Jaime; Moura Palha; Mittchel; Hugo Leão; Garcia; Guimarães; Mattheus (inglês, autor do primeiro gol do Paysandu Sport Clube); Arthur Morais.


ESTÁDIO

Antes de adquirir o atual estádio, o time do Paysandu mandava seus jogos no campo da empresa Ferreira & Comandita (atual Leônidas Castro) e em seu primeiro campo de futebol localizado na Tv. São Matheus 170 (atual Padre Eutiquio).

O Estádio Leônidas Castro foi adquirido pelo Paysandu em fins de Julho de 1918, por 12 conto de réis dos proprietários do estádio (campo de jogo), a empresa Ferreira & Comandita. Localizado na Av. Almirante Barroso s/n, a popular "Curuzu" tem capacidade para 16.500 espectadores. Com 40 camarotes refrigerados, 1.800 cadeiras cativas, tribunas de honra, e arquibancadas numeradas conforme preceitua o Estatuto do Torcedor.

Estádio da Curuzu






Iarley calou a Bombonera
ÍDOLOS

Destaques para Antônio Barros Filho (Suíço), Bené, Cabinho, Carlinhos Maracanã, Castilho, Charles Guerreiro, Chico Spina, Dadá Maravilha, Iarley, Jóbson, Lecheva, Luís Fernando, Lupercínio, Mazinho, Mirandinha, Oberdan, Patrulheiro, Roberto Bacuri, Robgol, Rogerinho, Ronaldo, Sandro Goiano, Thiago Potyguar, Vanderson, Vandick, Vélber e Zé Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade