quarta-feira, 25 de maio de 2011

CAMISA 44: Olympique Gymnaste Club de Nice Côte d'Azur (FRA)



A 44º camisa da minha coleção é a do Olympique Gymnaste Club de Nice Côte d'Azur, ou, simplesmente, OGC Nice, clube francês, da cidade de Nice. Adquiri a camisa através de um leilão virtual no site da World Tênis. Esse modelo é o uniforme away, fabricado pela Lotto e que foi o usado pela equipe na temporada 2009/10.



HISTÓRIA

Fundado em 1904 como Gymnastic Club Nice e ativo apenas em esportes atléticos e ginásticos, passou alguns anos turbulentos mudando de nome e dividindo-se. Até que, em 1919, muda definitivamente para Olympique Gymnast Club Nice.

Participou da primeira edição do Campeonato Francês da história, em 1932-33, disputando a primeira divisão. Após dois rebaixamentos e o intervalo na competição devido à Segunda Guerra Mundial, retorna em definitivo, com o título da segunda divisão, em 1948-49. Na década de 1950, vive sem auge, com quatro títulos do Campeonato Francês e dois da Copa da França, se mantendo como uma potência nacional. Apesar do sucesso absoluto, foi rebaixado mais duas vezes na década seguinte, retornando prontamente com mais dois títulos da segundona.

Nos trinta anos seguintes, não conquistou quaisquer títulos, amargando a segunda divisão ainda por seis oportunidades. O fim do jejum veio apenas em 1997, com o terceiro título da Copa da França. Porém, nesta mesma temporada, acabou rebaixado. Passou cinco anos na segunda divisão e retornou em 2001-02. Atualmente, vem conseguindo posições intermediárias na Ligue 1.

Éderson Honorato com a camisa do OGC Nice
ÍDOLOS



O brasileiro de maior destaque na equipe é o meia Éderson (foto), atualmente no Lyon e com convocações para a Seleção Brasileira pelo treinador Mano Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade