segunda-feira, 23 de maio de 2011

CAMISA 42: Ceará Sporting Club (CE)

 

Embora já tivesse uma desse modelo, a #95 do Mota, quando vi essa em um leilão do ML, fiquei bem tentado a tentar arrematá-la, mais pela alternatividade, tanto da numeração (#31), quanto pelo Jardel, que em toda a campanha da Série B de 2009, atuou em apenas uma partida, mesmo figurando no banco de reservas em diversas delas...

Esse é um modelo fabricado pela espanhola Joma, que vestiu o Ceará nas temporadas 2008/09 e 2009/10, ficando marcada pela campanha da Série B de 2009, que levou o Vozão de volta à Série A após 16 anos de ausência.





APRESENTAÇÂO

O Ceará Sporting Club, mais conhecido por Ceará, é um clube de futebol brasileiro. Sua sede situa-se em Fortaleza, CE. Seu mascote é o "Vovô" e seu estádio oficial é o Carlos de Alencar Pinto, apelidado pela torcida como Vovozão, com capacidade para 3,000 pessoas. O alvinegro, porém, manda os seus jogos no Estádio Castelão, do Governo do estado do Ceará (capacidade de 58 400 pessoas) e no Estádio Presidente Vargas, recém-entregue após reforma pela Prefeitura de Fortaleza, dona do estádio (capacidade de 22 000 pessoas).
Estádio Castelão
Estádio Presidente Vargas, palco dos jogos do Ceará até a depois de Copa de 2014
O Ceará é o clube cearense melhor colocado no Ranking da CBF, ocupando o 24.º lugar geral, com 1 055 pontos, sendo sua melhor colocação no Campeonato Brasileiro da Série A no ano de 1964, quando foi terceiro colocado. Fez a melhor campanha de um clube cearense na Copa do Brasil (2º em 1994). Possui a maior torcida do estado, sendo a 4ª maior do Nordeste. Também há números expressivos de torcedores alvinegros no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, no Paraná e no Distrito Federal.

O Vozão possui hoje o 10º maior programa sócio-torcedor do Brasil, sendo o maior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com mais de 22 mil sócios cadastrados adimplentes e inadimplentes.

O alvinegro foi o único time do estado a conseguir renda superior a 1 milhão de reais em apenas uma partida. O feito foi conseguido duas vezes, sendo assim as duas maiores rendas do estado, ambas em 2010.

É o único clube do Estado e um dos únicos do Brasil que nunca participaram da Série C. Sendo o Ceará e o Sport os únicos clubes do Nordeste que nunca participaram da Série C do Campeonato Brasileiro. É também, o clube cearense que mais participou da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além de ser o que mais venceu o Campeonato Cearense, 40 vezes, sendo uma vez pentacampeão, duas vezes tetracampeão e uma vez tricampeão.

O Alvinegro de Porangabuçu também garante a hegemonia no estado por ser o único time a ter participado de uma competição internacional, a Copa Conmebol de 1995 e a Copa Sul-Americana de Futebol, em 2011.

ÍDOLOS

Dentre os grandes ídolos da história, quase centenária, do Ceará, merecem destaque especial Carneiro, Carlito, Dimas Filgueiras, Zé Eduardo, Da Costa, Tiquinho, Harry Carey, Rubens Feijão, Hélio Carrasco, Lula Pereira, Walter Barroso, Hermenegildo, Mitotônio, Amilton Melo, além de Gildo e Sérgio Alves, maiores ídolos a vestirem a camisa alvinegra. Tive a oportunidade de ver "ao vivo" do Castelão, o último gol da carreira do eterno "carrasco" Sergio Alves.

O Eterno "Carrasco"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade